Inspirar Arte

Por: Marcelo Daltro - 21/08/2020

Desenhar e escrever, apesar de serem artes de naturezas diferentes, eles têm um objetivo em comum, vencer a página em branco. E a melhor forma para isso é com inspiração. 

O dicionário define inspiração como o ato ou efeito de inspirar (-se), conselho, sugestão e influência. Para os gregos, era um ato divino, influenciado pelas musas, Deusas filhas de Zeus e Mnemosine, que protegiam as Artes, as Ciências e as Letras. No mundo antigo, a arte estava associada a um Deus ou Deusa patrono: Apolo na grega, Ptah na egípcia e Sarasvati na hindu, são alguns exemplos.

 

 

 

Todo artista busca inspiração e no meu primeiro texto para o site que tem a palavra no nome: Inspirarte, não poderia fugir do tema, tanto em seu sentido figurado, como no sentido biológico. Afinal, nós artistas inspiramos arte, em todos os sentidos. A arte é nosso oxigênio, profissionais ou amadores, sem ela não sobreviveríamos. Inspiramos e somos inspirados, sempre em um exercício constante. Aprendemos com uma técnica nova, uma composição, seja com artistas ditos “amadores”, assim como mestres modernos ou da antiguidade.

 


E a inspiração pode estar em qualquer lugar, na natureza, nas pessoas ou em outras obras. Em meu processo criativo, sempre busco temas como inspiração: cultura pop, mitologia e fantasia, são os meus mais recorrentes. No Inktober do ano passado (2019), segui a lista oficial, mas utilizei os personagens da Hanna-Barbera como inspiração, utilizando-os adaptados à lista. 

Então, inspire-se! Inspire arte! Produza arte! Afinal, para nós desenhistas, uma folha em branco é um universo a ser desvendado. E isto é divino!

 

 

Marcelo Daltro

 

Meu portfolio virtual:  https://www.flickr.com/photos/marcelodaltro

Instagram: marc_daltro

Para mais desenhos siga meu perfil no Inspirarte: www.inspirarte.art.br/artista/marcelodaltro/perfil

"Eu sou o que sou e isto é tudo que sou." Desenhista, professor de História, pai, marido."



Comentários:

Para comentar você precisa estar logado.