Autopromoção e Marketing Pessoal

Por: Lucas - 01/08/2019


Pensei muito sobre o que poderia escrever aqui, queria que fosse algo que realmente pudesse ajudar a quem estivesse lendo, pensei em falar algo sobre algumas coisas, mas de uma forma ou outra elas já tinham sido escritas maravilhosamente bem por meus colegas, então tive a ideia de falar um pouco mais sobre marketing pessoal nas redes sociais, essa é uma questão que sempre me perguntam e acho que talvez algo que eu tenha aprendido sobre o assunto possa vir a te ajudar. Ih acabei nem me apresentando! Meu nome é Lucas Werneck, eu sou quadrinista e ilustrador, atualmente também dou aula de desenho em SP na Quanta Academia de Artes. Acho importante dizer que as dicas que eu vou dar aqui são coisas que funcionam para mim, cada pessoa tem um processo e cabe a você dizer o que funciona ou não para você e seu trabalho, dito isso vamos lá!



Imagem Lucas Werneck


POSTE!
Talvez seja um pouco óbvio, mas ninguém vai conhecer você nem sua arte se você não aparecer na internet, então poste, não tenha vergonha, tenha orgulho do seu trabalho, talvez não seja ainda o que você queria que fosse? Tudo bem, continue estudando e praticando, mas esse é o resultado de muito esforço, estudo, tempo, então se valorize como artista, não tenha vergonha.



SAIBA DO QUE VOCÊ GOSTA
Tente entender a si mesmo, e qual conteúdo você mais gosta de produzir. É muito importante que você seja sincero enquanto pensa nisso, eu sei que muitas vezes somos influenciados a reproduzir o que achamos que está na moda, ou bombando no momento, mas cuidado para não perder sua própria personalidade no meio disso tudo.



CONHEÇA SEU PÚBLICO
Uma vez que você já sabe quais temas você gosta de produzir, seu público começa a ser definido pelo conteúdo, e aí você consegue definir o que talvez agrade mais ou menos as pessoas que te seguem. IMPORTANTE! Isso não significa que você precisa ficar sempre preso a um tema ou a um tipo de público, nós mudamos o tempo todo, e nossa arte costuma acompanhar esse processo, seus seguidores talvez nem percebam, mas também vão mudando junto.



CRIE RELAÇÕES
Lembre-se que você está lidando com pessoas, então crie uma relação com seu público, ter um número ridiculamente alto de seguidores não é uma garantia de que estas pessoas vão se manter ali, ou que vão apoiar seu projeto catarse, ou mesmo comprar seu trabalho, mas as pessoas que você criou uma relação sim, farão o possível pra te ajudar, afinal elas apoiam seu trabalho.



POSTE REGULARMENTE
Tente manter uma frequência de posts, tome cuidado pra não postar em excesso, ou postar de menos, isso é uma coisa realmente importante, acho que postar uma arte por dia é o ideal.



ENTENDA COMO A INTERNET FUNCIONA
Acho importante também tentar entender como aquela rede social funciona, pesquise e tente entender o que é o algoritmo, e como você pode usar ele a seu favor, a internet está cheia de dicas e textos ótimos sobre o assunto. Mas não fique paranoico, esse é só mais um fator que pode te ajudar na sua jornada.



NÚMEROS NÃO TEM NADA A VER COM QUALIDADE!
Seu trabalho não é ruim porque não recebeu o tanto de likes que você esperava, NÃO MEÇA A QUALIDADE DO SEU TRABALHO PELO NUMERO DE LIKES!!!! Esse é um erro que eu vejo MUITO acontecer, já vi amigos excluírem desenhos lindos porque não recebeu o número x de likes que ele esperava, não faça isso! Lembre-se que o mais importante é produzir seu trabalho e evoluir artisticamente, a rede social é somente uma ferramenta.



NÃO TENHA MEDO DO MONSTRO DO HATE
Ao colocar postar seu trabalho, você tem que ter consciência de que ele vai ser visto por muitas pessoas e infelizmente, mais cedo ou mais tarde, você vai ter que lidar com algum comentário ou feedback que vai te deixar desconfortável, mas calma! Isso não é o fim do mundo! Saiba diferenciar aquilo que pode agregar no seu crescimento e o que não for pertinente simplesmente ignore, não deixe que uma crítica ruim acabe com todo esforço e dedicação adquirida até agora.



RECIPROCIDADE É TUDO!
Doe e receba conhecimento, crie e distribua conteúdos atraentes e que façam a diferença para seu público, sem pedir nada em troca, sem divulgar seus produtos ou serviços em toda publicação que fizer, responda os comentários e interaja com seus seguidores online, isso com tempo vai fazer com que gere engajamento.



DIVIRTA-SE!
Talvez seja o mais importante, divirta-se durante todo o processo! Nada disso tudo adianta se isso tudo não estiver sendo uma experiência legal pra você, Então certifique se de que você esteja bem!



Imagem Caio Martins


Como eu já disse, essas dicas são baseadas na minha própria experiência, eu realmente espero que essas dicas possam te ajudar, talvez você descubra uma outra forma de ter mais sucesso, mas você só vai descobrir se tentar, então BORA FAZER ARTE!

Bom acho que é isso! Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, me siga no instagram @LukasWerneck



BONS DESENHOS!



Imagem Caio Martins

Lucas Werneck é quadrinista, ilustrador e professor de desenho em São Paulo. Tem trabalhos publicados em importantes editoras dos Estados Unidos, bem como uma HQ independente publicada no Brasil. Além de grande artista e amante de sereias, é um fenômeno da internet.



Comentários:

Para comentar você precisa estar logado.

Rafael Patríco 14/08/2019 08:37:42

Muito obrigado por compartilhar sua experiência! Já está me ajudando muito. Fica com Deus.

Alexandra Fonseca 13/08/2019 12:49:29

Que lindo!

Alexandra Fonseca 13/08/2019 12:49:29

Que lindo!