As técnicas mistas de Lucas Oliveira
Por: Lucas - 21/03/2019Olá me chamo Lucas Oliveira, nas redes sociais pode procurar por @lcsoliv na maioria delas. Sou formado em design gráfico e trabalho como ilustrador freelancer. Essa é minha primeira vez escrevendo aqui para o Inspirarte e confesso que estou muito feliz com o convite. Espero que gostem do que vou compartilhar com vocês hoje.


A Técnica mista sem dúvida é a mais usada na ilustração tradicional. Se você assim como eu, gosta de misturar lápis de cor, marcadores, aquarela, guache e por aí vai, você está usando a técnica mista e nem sabia . Como o nome diz você está aplicando mais de uma técnica em sua peça, seja úmida, molhada ou seca… Aqui em específico vou mostrar dois jeitos que eu mais uso.

Marcador + nanquim + lápis de cor e aquarela
Com o rascunho pronto, eu começo fazendo todo o line arte com uma caneta nanquim bem fina, faço a base da pele com marcador bege claro, depois vou sombreando com lápis de cor rosado e nas áreas mais escuras aplico um tom de canela. No cabelo eu faço o mesmo processo: uso um azul claro na base e vou misturando vários tons de azul pra fazer essas folhas, nas borboletas faço um degradê com o centro um azul mais escuro indo para um tom mais claro. Depois adiciono mais detalhes com a nanquim e finalizo com essas “manchas” ao fundo usando dois tons de verde com aquarela.



Aquarela + lápis de cor e guache
Dessa outra forma o processo é um pouquinho diferente: depois do rascunho pronto eu traço usando lápis de cor laranja em algumas áreas e começo fazendo a base com aquarela, com a mesma faço uma sombra suave com azul e roxo. Faço todo o traço do desenho usando lápis de cor e aplico um pouco mais de sombra em algumas áreas com um tom quente. Intensifico mais as sombras de contato, com lápis de cor marrom e roxo e uso nanquim em algumas áreas. Termino o cabelo e olhos com lápis de cor, e finalizo com guache branco fazendo alguns detalhes e brilhos.




Vídeos inspiradores