Desenhos realistas, como me encontrei na arte.

Por: Gabriel - 10/07/2020
Coluna

 

Olá! Meu nome é Gabriel Vinícius, sou um desenhista que ama muito Hachurar, e fazer desenhos realistas com Hachuras é melhor ainda, vou contar um pouco de como cheguei no meu traço.

Comecei, com 6 anos de idade, fazia cópias de desenhos de HQ, e algo que sempre me fascinava eram aqueles traços cruzados. Realismo era algo que sempre me impressionava bastante, fui começando de pouco em pouco a hachurar.

Uma das coisas que desanima no começo quando estamos desenhando é que somos um pouco apressados. E acabamos nos desanimando com os primeiros resultados, sendo que eles fazem parte e são essenciais pra evoluirmos.

 

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Gabriel-Vinicius/01.png

 

Estudar essa técnica me ajudou muito a melhorá-la, olhava para obras do Frank Cho e Paolo Serpieri e fui arriscando, usava lapiseira para cada hachura. Fazia vários desenhos com lapiseira, e comecei a querer usar um material diferente...

Depois de uns anos usei a “terrível” caneta esferográfica, dita por muitos como um material difícil e não feito para essa finalidade, o fato de não poder apagar ajudou muito, pois retratos exigem que tenhamos mais atenção a cada detalhe e expressão para se passar a ideia do realismo sobre tal. Desenhos realistas exigem técnicas, uma das principais são proporções, são difíceis de se dominar por exigirem um tempo dedicado no momento do esboço.

 

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Gabriel-Vinicius/02.png

 

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Gabriel-Vinicius/03.png

 

Técnicas de proporção garantem que cada parte do rosto se encaixe perfeitamente nos desenhos. Logo após isso comecei a estudar luz e sombras, uma das melhores partes de desenhar tal é aplicar sombreamento, é nesse momento que damos alma para o desenho.

Algumas dicas importantes para sombrear:

Dica 1: Sempre lembre que o sombreamento depende muito do esboço e é parcialmente resultado disso, então tente sempre deixar seu esboço mais intuitivo para aplicação de tal.

Dica 2: Caso queira sombrear especificamente de caneta lembre-se, use duas ou mais canetas, pois elas começam depois de um tempo a soltar tinta e possivelmente aparecerem aqueles pingos no desenho, então assim que a ponta esquentar troque de caneta (usar um papel toalha para limpar as pontas também ajuda).

Dica 3: Uma boa foto de referência sempre irá influenciar no resultado, fotos em alta resolução nos ajudam a capitar mais detalhes. Micro expressões muitas vezes se captadas dão ao desenho muito mais beleza e são bem chamativas como esse:

 

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Gabriel-Vinicius/04.png

 

Dica 4: Não tenha receio do resultado, se desanimar com as primeiras obras é normal, mas é justamente por não se estar satisfeito com ela que devemos treinar e praticar.

Dica 5: Luz e sombra é algo bom, pois não só no realismo como em outras partes do desenho, são úteis para ajudar na ideia de volume, em dobras, cabelos e etc.

 

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Gabriel-Vinicius/05.png

 

Sua arte é importante para alguém, sempre que bater um desanimo lembre-se que alguém é fã da sua arte. Quando fiquei desanimado com minha arte meus amigos e meu público me ajudaram muito a melhorar e ter um ânimo maior para seguir desenhando. Estude e, acima de tudo, tenha prazer em fazer isso, é maior que qualquer técnica gostar de rabiscar, será sempre o maior incentivo.

 

Siga o meu perfil no Inspirarte para ver mais inspirações aqui.

 

Olá! Meu nome é Gabriel Vinícius, sou um desenhista que ama muito Hachurar, e fazer desenhos realistas com Hachuras é melhor ainda.



Comentários:

Para comentar você precisa estar logado.