Não tenha medo de arriscar!

Por: Ana Azevedo - 19/06/2020
Coluna

 

Eu vivia me perguntando qual era o meu estilo e não enxergava uma unidade entre os meus desenhos. Sempre achei que o estilo surgia da noite para o dia, que faria as pessoas olharem uma ilustração e instantaneamente associarem a mim. Mas não é bem assim, é necessário muito estudo, dedicação e paciência.

Logo depois de me formar, comecei a trabalhar em uma editora, mas percebi que eu não encontraria minha realização profissional ali. Então comecei a me dedicar 100% do tempo à ilustração, com o objetivo de encontrar esse estilo que estava perdido entre tantos traços e conseguir trabalhar como ilustradora.

Aquarela sempre foi minha técnica preferida, então comecei a experimentar bastante com cores, formas, usei lápis de cor para criar texturas diferentes. Estudei bastante e procurei respostas que iriam me ajudar nesse processo, o que eu mais gostava de desenhar, as coisas que me deixavam feliz e o que me agradava mais nos desenhos.

A partir disso, percebi algo que esteve presente durante a minha vida toda, a paixão em desenhar olhos. Todos os meus cadernos do colégio eram cobertos de desenhos de olhos! Era sempre a primeira coisa que desenhava nos meus personagens. E foi aí que tive o insight de que deveria começar por esse caminho, dando um foco maior para os olhos nos meus desenhos. Além disso, sempre gostei de natureza, coisas fofas e delicadas. Juntei todos esses conceitos e com o tempo fui estudando e aplicando meus desenhos para poder criar algo totalmente único.

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Ana-Paula-Azevedo/1.png

 

Comecei a postar no Instagram com bastante frequência, mostrar vídeos do processo, sem medo de errar, sem tanta cobrança pela perfeição. Eu ouvi um dia que ”feito é melhor que perfeito” e essa frase fez muito sentido para mim nesse momento.

Durante esse tempo de experimentação, fui criando formas de pintar o cabelo, de deixar os rostos com características mais fofas, de usar cores parecidas nos desenhos, para, dessa forma, ter uma unidade entre eles. Além disso, me dediquei bastante à pintura digital, com o intuito de deixar cada vez mais parecido com o que fazia na arte tradicional, para ter essa flexibilidade sem perder a individualidade do traço.

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Ana-Paula-Azevedo/2.png

 

Na minha concepção, o estilo é uma junção de tudo aquilo que a gente já viu, aquilo que gente gosta, o que consumimos, informações e referências. Outro passo muito importante nessa jornada de encontrar minha identidade artística foi ter a comprovação de que as pessoas se identificavam com os meus desenhos e que queriam ver mais daquilo que eu estava criando. E quanto mais eu me dedicava a criar aquilo que eu realmente gostava, que me fazia feliz, mais recebia um retorno incrível das pessoas.

Não tenho como dizer que meu estilo se estagnou, que eu já o encontrei, que ele vai ser sempre assim, vivemos mudando, aprendendo e o estilo está sempre em transformação. Mas hoje eu consigo mostrar a minha essência em cada ilustração que faço.

https://inspirarte.art.br/Content/assets/images/coluna/Coluna-Ana-Paula-Azevedo/3.png

 

Quero dizer para vocês que está tudo bem ainda não ter um estilo super definido, isso vai acontecer com o tempo, com cada erro, cada solução que você encontra na hora de pintar e cada decisão, com um pouco daquilo que você consome de arte e o mais importante: Não tenha medo de arriscar! É importantissímo valorizar o processo e as experiências que você vai ganhando ao longo desse tempo.

Para ver mais ilustrações é só seguir o meu perfil:

https://www.inspirarte.art.br/artista/Anailustra/perfil

 

Ilustradora baiana que busca trazer ao mundo delicadeza e beleza através das cores <3



Comentários:

Para comentar você precisa estar logado.

Bruno Medeiros 20/06/2020 12:17:32

Curti muito a sua definição de estilo e também a sua identidade visual de criar ilustrações fofas, com foco nos olhos das personagens, misturadas com natureza e uma paleta de cor definda :D