Lápis de Cor

Por: Alef Vernon - 05/02/2018

Oi! Meu nome é Alef Vernon e hoje vou compartilhar um pedacinho do meu coração com vocês.

Desde criança, cresci num universo cercado de cor e desenho, minha mãe costumava me dizer que o nome das cores foi uma das primeiras coisas que aprendi a lembrar. E como toda criança, sempre havia por perto alguns lápis de cores e papeis para rabiscar, mas depois de um tempo minha família notou que eu realmente dava mais atenção para os lápis de cor do que qualquer outro brinquedo, e assim foi estimulando essa paixão por cores e arte desde a infância.
Sempre que chegava a época da compra de materiais escolares, ficava torcendo para que pudesse comprar a caixa de 24 cores da Faber-Castell, era quase como um item mágico para mim. Anos se passaram e até hoje olho para estante do meu quarto e vejo os meus materiais da Faber-Castell, não só como itens de lazer e diversão, mas como uma linda forma de trabalho que surgiu. E hoje eu vou compartilhar com vocês algumas técnicas pessoais usando os meus lápis favoritos.

Tenho um gosto particular em usar os EcoLápis da Faber-Castell, são meus favoritos, e o primeiro passo ao utilizá-los é escolher o papel com a textura em que ele desliza melhor, uso sempre papeis de textura perfeitamente branca e lisa, entre 90 e 120 gramas, pois são resistentes e permitem que a cor do lápis trabalhe na sua melhor intensidade por não ter textura nem coloração.

Aqui tem um dos meus desenhos favoritos, e abaixo a técnica que uso para criar.


Este desenho foi feito usando apenas lápis de cor, e ele tem um processo de basicamente 3 etapas: Sketch com lápis rosa, contorno, como na imagem da esquerda e a aplicação de cor e efeitos de luz e sombra na composição.

Abaixo, fiz um speed drawing de um dos meus desenhos, seguindo o mesmo processo do desenho acima.


Para utilizar lápis de cor e qualquer outro material de arte, é interessante que cada um use do jeito que preferir, isso é a beleza da arte, não ter regras. Mas, para quem quer começar e ter algumas dicas de que caminho seguir e o que fazer, é sempre legal buscar vídeos na internet, ou se inspirar em técnicas de ilustradores que você já admira, assim dá para ter uma guia de que caminho seguir. Abaixo, deixo algumas imagens com dicas rápidas de que cores usar para compor alguns desenhos:



Mas, lembrem-se que não há regra a se seguir no universo da arte, apenas sinta o que há na sua mente e o que há no seu coração, e coloque isto no papel. Dessa forma, vais conseguir um resultado autêntico e único, usando uma das principais ferramentas para criar arte: o Amor.



“Ao desenhar o mundo que nos rodeia, nós aprendemos a vê-lo melhor, e ao usarmos a nossa imaginação aprendemos a sentir a vida.” (Sarah Simblet)

Mais vídeos para se inspirar


Neste vídeo, além de mostrar um processo lindo de pintura que mistura lápis de cor e aquarela, a artista conversa sobre diversos assuntos e dificuldades que, muitas vezes, os artistas enfrentam.


Sou fascinado por qualquer tipo de criação, este vídeo da modelagem do Scarecrow por Jim McKenzie é incrível.

Um vídeo bem legal e didático, mostrando algumas técnicas com EcoLápis de cor SuperSoft da Faber-Castell.

Como colorir com apenas uma cor

Apenas assistam

Alef Vernom é graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas. Apaixonado por ilustração e fotografia, atua na área de design gráfico e social media. Foi vencedor do concurso RED BULL DOODLE ART 2017 e representante do Brasil na edição final do Concurso, em São Francisco - Califórnia / USA.



Comentários:

Para comentar você precisa estar logado.

Maria Souza 08/02/2018 04:53:52

Ajudou pacas minhas pessoa

Bruna Monteiro 06/02/2018 18:31:24

Lindo

Lucas Rafael 06/02/2018 17:44:44

Gostei, realmente útil!