Moda: Qual seu conceito? Significa arte?

Por: Laerttes De Oliveira - 18/06/2018

O conceito de moda, com base em alguns autores, já sofreu algumas variações, foi considerada fenômeno exclusivo do mundo feminino, girando em torno das transformações do vestuário que tinham como objetivo marcar época e interesses. Moda também foi entendida como uma produção quase artesanal de objetos do vestuário denominando-se alta-costura. Independente das suas definições, seja em produção de alta, média ou pequena escala, ou para indicar a descoberta do novo, Moda indica movimento e está vinculada a qualquer gênero ou idade, considerada como tradução de opiniões, modo de agir e sentir.

Acredito que Moda é um efeito efêmero, que se transforma através do tempo e atua de forma presente em vários segmentos da vida humana como comportamento, produtos, tendências, música, destinos paradisíacos e também nas artes e ilustrações. Eu me chamo Laerttes, tenho 22 anos, sou ilustrador de moda há 8 anos e atuo também como Estilista em uma marca de varejo e multimarcas, e vou contar para vocês um pouco sobre o meu universo.

Imagem Arte

Desde criança tive o hábito de desenhar. Claro, começamos com rabiscos e sempre praticando muito, tive uma grande evolução, sempre busquei evoluir. Com o passar dos anos, e conforme ganhava maturidade artística, minhas ilustrações começaram a tomar forma de croqui, formas esguias com proporções exageradas. As ilustrações ganharam destaque na minha vida e aos poucos transformaram o hobby em profissão, contribuindo dessa forma para que, cada vez mais, me apaixonasse pelas minhas produções e pela área da moda.

Imagem Arte
Imagem Arte

Materiais que utilizo para ilustrar

Faço uso da técnica mista, utilizo aquarela, giz pastel seco, canetinhas, nanquim e canetas cintilantes. A diversidade de técnicas e materiais proporcionam um efeito rico que valoriza a ilustração, criando superfícies diferentes que conversam entre si, trazendo efeitos de profundidade e texturas 3D.

Imagem Arte
Imagem Arte

Bom, visivelmente você pode perceber que sou um declarado fã da aquarela. Um dos materiais mais incríveis que já usei, a manipulação da água com pincel sobre o papel, misturando ao pigmento e sendo absorvido pelo papel, um processo que dá vida a camadas translúcidas e se transformam em modelos com vestidos exuberantes e volumosos.

Inspirações

Normalmente, minha cabeça está sempre acelerada, pensando em um próximo modelo a ser ilustrado. Essa natureza mais artística, me torna mais observador e questionador, exploro o mundo ao meu redor, tudo se torna fonte de inspiração. Para mim, uma viagem não é somente uma viagem, ele se torna pesquisa e imersão, observo a maneira como as pessoas gesticulam, como as folhas caem ao chão e em que direção o vento sopra e move as cortinas, tudo é manifestação de inspiração. Ação e reação se transformam em criatividade.

Imagem Arte
Imagem Arte

A ilustração em moda vai além do meu trabalho, como também de todos os ilustradores dos mais variados estilos, todos têm muito a agregar, pois é uma maneira artística de retratar os momentos que a moda cria, os momentos mágicos das passarelas, street style, e eventos de gala nos quais se cria uma enorme expectativa para o que as celebs irão usar.

Ilustração de moda X Tecnologia

Os recursos tecnológicos auxiliam. Cada vez mais, as pessoas estão conectadas em redes sociais que se transformam em meios de divulgar o trabalho. Como o Instagram, por exemplo, que considero uma das plataformas que possibilita ao artista postar seu trabalho e ter um feedback rápido do seu público. Em alguns momentos o resultado do trabalho pode alcançar proporções gigantescas. As redes sociais nos aproximam, são como galerias de arte cibernéticas onde podemos expor nosso trabalho. É uma ferramenta de contato imediato na qual se pode, por exemplo, ilustrar uma celebridade e dar a sorte do seu trabalho chegar até ela. Eu já tive algumas oportunidades, alguns dos meus trabalhos foram repostados por celebridades internacionais como Gisele Bündchen, Zendaya, Lady Gaga, Madonna, Kylie Minogue e também algumas grifes de moda, como Roberto Cavalli, Mugler e Marchesa. Nesse sentido, acredito que a tecnologia é uma ferramenta que amplia muito o nosso universo.

Imagem Arte
Imagem Arte

Dicas para iniciantes ingressarem no meio das ilustrações

Tudo começa por uma boa pesquisa, acompanhar desfiles, ter um olhar aguçado para as cartelas de cores, texturas, matérias-primas. É necessário observar a luz, profundidade e movimento. Quanto mais detalhes forem observados, mais excelência terá nos resultados em seus produtos no papel.
O próximo passo é um bom papel, com uma área média. Geralmente uso o A3 que proporciona um bom espaço para trabalhar, no qual consigo centralizar o croqui e deixo uma área em branco ao redor, que tem como objetivo proporcionar aos olhos apreciar somente o croqui.
Para o rascunho, procure usar lápis grafite sempre bem apontado para um traço superfino, ou lapiseira que já mantém um traço linear. Os pequenos detalhes de sombras já começam pelo rascunho que você pode fazer com o dedo mesmo ou esfuminho.
Na sequência, vamos colorir o croqui. Nesse quesito, me considero um amante do exagero, então indico abusar das técnicas, usar múltiplos recursos e o resultado será ainda mais rico, desde o grafite, aquarela, giz pastel, giz de cera, canetinhas, procure sobrepor as técnicas.
Para finalizar, os acabamentos. Depois que tudo estiver seco, aplique algo que você consiga esfumar nos detalhes de luz e sombra, isso traz uma textura que cria profundidade, use branco para as áreas claras e preto, tons de cinza ou marrom para as áreas escuras.
Canetas cintilantes ou gel, também funcionam como um ótimo material para finalizar os detalhes dos desenhos, bem pontuais, trazem efeitos que iluminam os pequenos detalhes.

Vídeos inspiradores




Esse vídeo é um exemplo do meu processo de ilustração, do rascunho até a finalização.


Meus processos criativos são sempre muito “românticos”. Nesse vídeo é possível acompanhar o processo criativo de uma série de ilustrações inspiradas no final do ano, em festas de Natal e Ano Novo.


Alexander McQueen. Um gênio da moda, cheio de drama e um lado teatral incomparável.


McQueen trouxe momentos inesperados, ele provocava as pessoas com seus desfiles. No vídeo pode ser visto esse modelo ao final da apresentação, tem um vestido pintado com sprays conduzidos por enormes robôs.


Atelier Versace, aqui eu me inspiro muito no movimento das peças, dos tecidos fluidos extremamente leves, dos efeitos com brilho também, das malhas metálicas e paetês para ilustrar, é um verdadeiro desafio


Moschino, a estética surrealista da label com certeza é uma das minhas maiores inspirações.


Jean Paul Gaultier, um dos meus estilistas favoritos, sempre muito dramático e feminino, traz as formas surrealistas com um toque de glamour incomparável. Aqui, certamente, é possível acompanhar uma quantidade de formas e texturas sem igual, que você vai querer ilustrar.


Hayden Williams é um dos ilustradores que certamente é inspiração para todos nós. Ele foi um dos primeiros ilustradores de moda contemporâneo que bombou na internet.


Achraf Amiri, o que mais me chama atenção nesse ilustrador são suas formas exatamente exageradas e dramáticas, e a maneira como ele trata a moda com uma certa ironia, divertida, mas ao mesmo tempo muito provocadora.

AF

Laerttes de Oliveira, ilustrador de moda há 8 anos, já teve seu trabalho reconhecido por marcas internacionais como Roberto Cavalli e Moschino, celebridades como Gisele Bündchen, Madonna e Lady Gaga. Ilustrações dramáticas, ricas em detalhes e muito movimento são sua especialidade e gosta de usar técnicas variadas para uma ilustração mais rica em texturas.



Comentários:

Para comentar você precisa estar logado.

Naldo jose Lima 23/06/2018 10:54:25

Muito bom o seu trabalho, os traços a finalização, show! A qualidade e impecável, n sou fã de desenhos de moda mas os seus existem um diferencial chamado criatividade em desenhar modelos em situações inusitadas, tipo em cima de um leão, ou nua em frente ao espelho, parabéns!

Livia Ximenes 19/06/2018 12:52:29

Parabéns, seu trabalho é muito bonito Laerttes... muito sucesso e obrigado por compartilcompartilhar seus momentos, desenhos e videos...

Livia Ximenes 19/06/2018 12:51:48

Parabéns, seu trabalho é muito bonito Laerttes... muito sucesso e obrigado por compartilcompartilhar seus momentos, desenhos e videos...